Qual é a metodologia utilizada pelo programa?
Na primeira hora, as meninas adolescentes praticam uma modalidade esportiva regular específica (futebol, rúgbi, badminton, handebol etc.). Conduzida por uma professora de educação física treinada na metodologia do programa, a prática esportiva é sempre introduzida ou finalizada com algumas atividades físicas lúdicas que preparam as meninas para as discussões e reflexões que serão aprofundadas nas oficinas de habilidades para a vida.
Durante as oficinas, que ocorrem logo após o treino esportivo, o mesmo grupo de meninas adolescentes é acompanhado por uma facilitadora e participa de diversos tipos de dinâmicas – rodas de conversa, teatro, exibição de vídeos, produção de cartazes, discussão de artigos jornalísticos, brincadeiras etc. – que trabalham os seguintes temas:
- Autoestima e desenvolvimento de liderança;
- Saúde e direitos sexuais e reprodutivos;
- Eliminação da violência contra mulheres e meninas;
- Habilidades financeiras e planejamento do futuro.
Qual é a duração do programa?
Onde o programa acontece?
São elas:
Instituto Promundo
Modalidades esportivas: futebol, vôlei, handebol
Local: Morro dos Prazeres (Santa Teresa)
Associação MIRATUS de Badminton
Modalidade esportiva: badminton
Locais: Jacarepaguá e Favela da Chacrinha (Praça Seca)
Centro Social para Trabalhos Comunitários
Modalidade esportiva: vôlei
Local: Pedra de Guaratiba
Fundação Angelica Goulart
Modalidades esportivas: futebol, vôlei e dança
Local: Pedra de Guaratiba
Associação Integrada de Cultura, Esporte & Lazer
Modalidade esportiva: ginástica rítmica
Local: Complexo do Alemão (Ramos)
ICA – Instituto Companheiros das Américas
Modalidade esportiva: futebol
Local: Cidade de Deus
Federação Fluminense de Rugby Union
Modalidade esportiva: rúgbi
Local: Manguinhos
Rio Rugby Futebol Clube
Modalidade esportiva: rúgbi
Locais: Ipanema e Rocinha
União Esportiva Vila Olímpica da Maré
Modalidade esportiva: handebol
Local: Complexo da Maré
Qual é o apoio recebido pelas organizações para a implementação do programa?
Quais são os critérios para a seleção das organizações implementadoras?
Uma organização que já tenha participado da implementação do programa em um ano, pode voltar a se inscrever no edital?
Como são selecionadas as organizações que participam do treinamento na metodologia do programa?
Como são medidos os resultados do programa?
Além disso, ao final de cada sessão, as facilitadoras e professoras de educação física preenchem um diário de campo em que registram como as atividades foram desenvolvidas, qual foi a resposta do grupo, se houve algo positiva ou negativamente inesperado, o que funcionou bem e o que poderia ter sido melhor. Assim, juntamente com a Empodera, as profissionais reavaliam constantemente suas práticas e aprimoram cada vez mais a implementação do programa junto às meninas.
O que acontece com as meninas adolescentes depois que elas concluem as atividades do currículo do programa?
As meninas que mais se destacam no programa em relação à qualidade de participação e demonstração de liderança são convidadas a participar de outras atividades, como os acampamentos de liderança e as oficinas de contação de histórias, em que elas têm a oportunidade de aprofundar ainda mais habilidades desenvolvidas durante o programa.
Por que o programa só trabalha com meninas adolescentes e não com meninos?
Simplesmente incluir as meninas em um programa existente de meninos, sem considerar suas necessidades específicas, pode trazer mais prejuízos do que benefícios. O fato de as meninas não serem estimuladas a praticar esportes e a desenvolver suas habilidades técnicas desde cedo, como os meninos, pode levar a um desempenho inferior delas em relação a eles durante a prática esportiva e reforçar estereótipos e noções equivocadas de que as meninas não são tão boas quanto os meninos. Em espaços exclusivos para meninas, elas têm mais chances de desenvolverem suas habilidades no esporte livres de comparações e discriminações para, em um segundo momento, estarem mais fortalecidas para ocupar espaços mistos de igual para igual.
Além disso, tanto as meninas quanto os meninos precisam de seus próprios espaços, entre pares, para discutir assuntos delicados que possam surgir ou que façam parte do currículo, como direitos sexuais e reprodutivos ou violência de gênero, por exemplo, sem ter que lidar com julgamentos do grupo pertencente a outro gênero e que não tenha as mesmas vivências.
De que outras formas o programa atua junto ao público em geral e às instituições esportivas?
Atualmente, a ONU Mulheres também trabalha em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, no âmbito do programa, para aprofundar a perspectiva de gênero da instituição no desenvolvimento de suas políticas e programas, que servirão de referência para o trabalho de outros comitês olímpicos nacionais ao redor do mundo.
Além disso, o programa lidera a formação de uma Rede de Gênero e Esporte, composta por diversas organizações que irão construir estratégias, indicadores, ferramentas e um sistema de monitoramento comuns para a geração de impacto coletivo positivo em relação à promoção da igualdade de gênero no ambiente esportivo e a utilização do esporte como ferramenta para o empoderamento de meninas e mulheres.
Por fim, o programa também dissemina mensagens importantes e histórias de transformação, tanto de meninas adolescentes participantes do programa, quanto de mulheres atletas, junto à mídia e em eventos esportivos, tais como os Jogos Olímpicos da Juventude e os Jogos Escolares da Juventude, para sensibilizar os mais diversos públicos a se tornarem aliados na luta pela igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres através do esporte.
A experiência bem-sucedida do programa no Rio de Janeiro também serviu de base para a sua expansão para Buenos Aires.
Como o programa começou?
Com o apoio da Loteria Sueca e da marca Always, da Procter&Gamble, o programa pode também oferecer acampamentos de liderança e oficinas de contação de histórias a cerca de 100 meninas e o treinamento de dezenas de instituições na metodologia Uma Vitória Leva à Outra.