Cartilha lista estratégias e boas práticas para instituições que buscam implementar programas esportivos sensíveis a questões de gênero
Acesse aqui a cartilha
Dados mais recentes sobre a incidência da violência contra meninas e mulheres no Brasil indicam que, em 2021, ano marcado pela pandemia da Covid-19, uma em cada quatro mulheres brasileiras (24,4%) acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão nos últimos 12 meses. Isso significa dizer que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. Os índices incidem de maneira ainda mais severa em mulheres mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos, entre as quais violência chega a 35,2%.
É nesse contexto que o programa Uma Vitória Leva à Outra (UVLO) lança a Cartilha de Boas Práticas de Prevenção à Violência contra Mulheres e Meninas por meio do Esporte. Foi por meio do esporte que a ONU Mulheres encontrou um caminho para reverter essa situação, trazendo-o como grande aliado para mudanças sociais positivas.
O impacto da pandemia Covid-19
Com a chegada da pandemia de Covid-19, em 2020, os níveis de problemas causados pela ausência de práticas esportivas se agravaram. De acordo com a pesquisa lançada no começo de 2022 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, houve uma redução de 41% na prática de atividades físicas – atingindo principalmente as comunidades mais vulneráveis e de baixa renda. De acordo com a pesquisa, 70% dos professores e professoras de educação física e seus alunos e alunas foram negativamente impactados pelas restrições impostas pela pandemia. Essa percepção se vê refletida nos dados da pesquisa que apontam um aumento de 200% nos índices de ansiedade e depressão entre jovens.
As atividades físicas são ferramentas inclusivas e trazem, além de benefícios para a saúde e bem-estar da população, consideráveis retornos econômicos. Ainda de acordo com a pesquisa da UNESCO, evidências apontam que, por meio dessas atividades, é possível obter um maior desempenho acadêmico, melhor funcionamento do cérebro, além de redução de 30% nos índices de obesidade e depressão. Os resultados também comprovaram que uma boa saúde pode adicionar R$ 12 trilhões no PIB Global em 2040 e que o investimento nos esportes pode trazer uma economia de até R$ 2,74 por pessoa ao ano.
É por meio das práticas esportivas, aliadas a oficinas de habilidades para a vida, que a ONU Mulheres vem beneficiando adolescentes ao longo de sua jornada e garantindo resultados sustentáveis em diversas organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro por meio da implementação do Programa Uma Vitória Leva à Outra (UVLO), iniciativa conjunta da ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional (COI) em parceria com a ONG Empodera.
Entendendo a adolescência como fase de suma importância para intervenções que busquem melhorar a atual realidade, a Cartilha de Boas Práticas de Prevenção à Violência contra Mulheres e Meninas por meio do Esporte inclui estratégias, boas práticas e passo-a-passo para elaborar um programa capaz de aproximar meninas e jovens mulheres das atividades físicas, estimulando seu potencial enquanto agentes transformadoras de sua realidade social. O material inclui dicas para as organizações esportivas construírem espaços físicos e emocionalmente seguros para meninas, elaboração de políticas e códigos de conduta para identificar e denunciar casos de violência, além da engajar a participação da comunidade onde o programa esportivo será implementado.
Alinhada aos valores do programa Uma Vitória Leva à Outra, que trabalha para empoderar meninas por meio do esporte e contribui para prevenir a violência contra elas, a cartilha também traz instruções sobre oficinas de habilidades para a vida, como autoestima, liderança e educação sexual e outros temas que potencializam o empoderamento das participantes e a quebra dos ciclos de violência.
A cartilha da ONU Mulheres está disponível ao público e pode ser acessada gratuitamente aqui
Sobre a campanha UNA-SE
Desde 2008, a campanha do Secretário Geral da ONU, UNA-SE, vem buscando a coordenação de respostas do Sistema das Nações Unidas, assim como o engajamento de instituições parceiras, governos e de toda a sociedade civil, para a prevenção e a eliminação da violência de gênero em todo o mundo.
Sobre o UVLO
Uma Vitória Leva à Outra é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as ONGs Women Win e Empodera, que visa garantir que meninas e jovens mulheres participem e desfrutem do esporte em igualdade de condições. Nesta segunda fase, o programa implementa a metodologia para as beneficiárias e capacita organizações esportivas para trabalhar com o empoderamento de meninas por meio do esporte. O principal objetivo do UVLO é utilizar o esporte como uma ferramenta para a promoção da igualdade de gênero, do empoderamento de meninas e mulheres e da eliminação da violência contra elas, e garantir resultados de longo prazo para a quebra do ciclo de violência e a desconstrução de estereótipos nocivos de gênero que impedem meninas e mulheres de exercer seus direitos de forma integral e desenvolver plenamente seu potencial. Saiba mais em: http://umavitorialevaaoutra.org.br/