Avalie sua organização

O esporte pode desempenhar um papel importante no bem estar e no desenvolvimento das meninas adolescentes. No entanto, se a inclusão e segurança das meninas e a criação de espaços seguros não ocuparem o centro da elaboração, desenvolvimento e implementação do programa, então tal programa corre o risco de causar mais mal do que bem. As autoavaliações a seguir foram projetadas para ajudar você a pensar sobre vários aspectos da segurança e da inclusão das meninas em um programa de esporte.

Você poderá utilizá-las como ferramenta para promover o diálogo entre a sua equipe e as/os participantes do programa sobre a segurança e a inclusão de gênero. Você também pode utilizá-las para identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados no programa, contribuindo para o plano de melhorias. Finalmente, você pode usar a autoavaliação para acompanhar o progresso de sua organização em matéria de segurança e inclusão de gênero no esporte ao longo do tempo.


Autoavaliação da Segurança das Meninas no Esporte
1 - Instalações e Equipamentos Seguros
a) Espaço de Jogo Seguro

Nossa organização garante que os espaços de jogo estejam livres de quaisquer riscos externos.
Exemplo - Objetos perigosos são removidos (vidro, pedras, etc.)

  • O campo é o mais nivelado possível, com quaisquer grandes buracos preenchidos
  • Não há violência de rua presente
  • O tráfego de veículos não entra no campo
b) Condições climáticas

Nossa organização tem uma política de interromper treinamentos e competições em condições perigosas de tempo (relâmpagos, calor intenso, etc.).

c) Vestuário e Equipamentos Adequados

A nossa organização oferece às participantes equipamentos de proteção e tênis adequados para as atividades e para o clima.

 

2 - Transporte
a) Oferta de Transporte

Se os caminhos de ida e volta ao programa (aulas e competições) são considerados perigosos, nossa organização toma medidas para garantir a segurança das meninas.

Exemplo:

  • Transporte é providenciado nos caminhos perigosos
  • Uma pessoa responsável acompanha as meninas
b) Trajeto seguro

A nossa organização garante que todos os caminhos de ida e volta ao programa são seguros para as meninas.

Exemplo:

  • As atividades do programa se dão em horários seguros para o deslocamento das meninas.
  • Os caminhos de ida e volta ao programa são bem iluminados
3 - Primeiros Socorros
a) Kit de Primeiros Socorros

Nossa organização garante que haja um kit de primeiros socorros bem abastecido e de fácil acesso disponível durante todas as atividades do programa, e as participantes, assim como as/os treinadoras/es, sabem como acessá-lo.

b) Responsável pelos Primeiros Socorros

Nossa organização dispõe de, pelo menos, um/a treinador/a responsável pelos Primeiros Socorros (treinador/a, voluntário/a, árbitro/a) durante cada uma das atividades.

c) Referência em caso de Lesões

Nossa organização identificou e desenvolveu relações com clínicas ou hospitais apropriados próximos da área do programa, onde as meninas podem ser levadas em caso de lesões mais sérias.

4 - Nutrição
a) Água

Nossa organização oferece quantidade adequada de água fresca e potável para todas as participantes durante atividades físicas.

Exemplo:

  • Participantes recebem múltiplas oportunidades para beber água durante as atividades, especialmente durante o tempo quente
b) Comida

Nossa organização fornece alimentos ou lanches para as participantes antes e / ou depois de atividades físicas, caso elas não estejam recebendo alimentação adequada em casa.

5 - Treinamento e Facilitação
a) Supervisão Feminina

Nossa organização garante que uma mulher adulta esteja acessível caso haja um treinador/professor do gênero masculino na realização de uma aula e este ou alguma das meninas precisem de assistência.

b) Facilitação Feminina

Nossa organização garante que facilitadoras do gênero feminino apliquem as atividades de habilidades para a vida, particularmente os que abordem temas sensíveis relacionados com a violência de gênero e com os direitos e saúde sexual e reprodutiva. (Se aplicável)

6 - Gestão do Grupo e Inclusão
a) Diversidade é Valorizada e Acolhida

Nossa organização garante que o programa seja concebido levando em consideração as diversas necessidades especiais (religiosas, culturais, de habilidade) que as meninas podem vir a possuir.

  • As meninas devem se sentir bem-vindas e valorizadas, tendo oportunidade de participar de maneira significativa no programa independentemente da sua origem cultural e religiosa ou de sua deficiência
b) Abordando o Bullying

Nossa organização não tolera nenhuma forma de bullying.

Exemplo:

  • As/Os professoras/res e facilitadoras são treinada/os para identificar o bullying e lidar eficazmente com os participantes que sejam vítimas ou que pratiquem o bullying
  • Existe uma política clara contra o bullying, que é conhecida por treinadoras/res, professoras/res, facilitadoras e participantes
c) Fazendo Reclamações

Nossa organização garante que as meninas possam levantar questões ou preocupações relacionadas com o programa de forma confidencial

7 - Vestuário Esportivo Adequado
a) Vestuário Adequado para o bem-estar emocional

Nossa organização garante que as meninas utilizem vestuário culturalmente apropriado para a prática do esporte, levando em consideração sua segurança física e capacidade de praticar o esporte

8 - Instalações Seguras
a) Banheiros/Vestiários

Nossa organização garante que as meninas tenham um lugar seguro e privado, onde elas possam se trocar e utilizar o banheiro antes e depois das aulas que não seja acessível a meninos e funcionários / treinadores do gênero masculino.

Exemplo:

  • As meninas possuem vestiários e banheiros próprios
  • Quando os vestiários são compartilhados, meninos e homens não são permitidos no vestiário durante as atividades das meninas
b) Espaço de Treinamento Seguro

Nossa organização garante que as sessões de habilidades para a vida que abordem questões sensíveis sejam entregues em uma sala ou espaço privado e inacessível a pessoas de fora, especialmente os meninos e homens. (Se aplicável)

Exemplo:

  • Sessões que tratam de questões relacionadas à violência de gênero ou aos direitos e saúde sexual e reprodutiva
c) Gestão dos Espectadores

Nossa organização garante que o espaço de aula não seja acessível aos espectadores, que podem vir a inibir uma participação segura das meninas no esporte.

Exemplo:

  • Espectadores dão suporte às meninas enquanto elas jogam ao invés de fazê-las se sentir desconfortáveis
  • Qualquer assédio ou provocação que ocorre é relatado e sujeito a investigação por meio de um processo formal
9 - Políticas de Proteção à Criança
a) Política de Proteção à Criança

Nossa organização criou e tem difundido sua Política de Proteção à Criança, que é bem compreendida e aplicada por todas/os as/os funcionárias/os e voluntárias/os, passando por revisões regulares.

Exemplo:

  • A política é acessível as participantes, funcionárias/os, treinadoras/es, professoras/es e voluntárias/os em termos de sua visibilidade e linguagem
  • A política se aplica a todas as atividades e eventos, de curto ou longo prazo
  • Procedimentos formais estão facilmente acessíveis para resolver qualquer violação da política
b) Código de Conduta

Nossa organização possui um código de conduta que é assinado por todos as/os treinadoras/es, professoras/es funcionárias/os, voluntárias/os, visitantes e consultores externos.

Exemplo:

  • Refere-se a condutas inapropriadas como o toque ou conduta sexual inadequada, comportamentos impróprios etc.
  • Visitantes, doadores e / ou voluntários devem assinar o código de conduta
c) Análise de Risco

A nossa organização realiza uma análise de risco regular para entender e minimizar as possíveis vulnerabilidades que participantes e funcionários possam ter com a política de proteção à criança.

10 - Procedimentos de Proteção à Criança
a) Processos para Denúncia e Encaminhamento

Nossa organização tem um sistema de notificação e encaminhamento para o assédio e/ou o abuso (para incidentes dentro e fora do programa).

Exemplo:

  • Treinadoras/es,professoras/es, funcionárias/os, voluntárias/os e participantes compreendem e recebem treinamento regular sobre o processo
b) Processos de Investigação e Reclamação

Nossa organização possui processos de investigação e de reclamação claros em caso de violações internas da política.

c) Termo de Autorização da Participação

Nossa organização exige que os responsáveis assinem o termo de consentimento para menores de idade que participam em todos os programas regulares.

d) Termos de Autorização do Uso da Imagem

Nossa organização exige que os responsáveis assinem o termo de autorização do uso de fotos/vídeos antes de liberar qualquer imagem das crianças no domínio das mídias/internet.

11 - Treinamento da Equipe
a) Treinamento em Segurança e Inclusão

Nossa organização oferece treinamentos regulares sobre segurança e inclusão para todas/os os funcionárias/os, voluntárias/os, professoras/es. treinadoras/es e participantes.

Exemplo:

  • As/os treinadoras/es e voluntárias/os são treinadas/os para garantir a segurança física e emocional das participantes
  • As/os treinadoras/es e voluntárias/os são treinadas/os em como discutir e abordar tópicos sensíveis com as meninas de uma forma emocionalmente segura
b) Treinamentos em Políticas e Procedimentos de Proteção à Criança

A nossa organização oferece treinamento regular para todas/os as/os funcionárias/os, voluntárias/os e participantes sobre a política de proteção à criança, bem como os processos de denúncia e encaminhamento das violações.

Exemplo:

  • Todos recebem treinamento sobre a Política de Proteção à Criança, o Código de Conduta e a Política de Gênero
12 - Funcionários
a) Verificação de Antecedentes

Nossa organização conduz verificação de antecedentes ao contratar funcionárias/os ou aceitar voluntárias/os.

Exemplo:

  • Quando a verificação de antecedentes não está disponível, a minha organização realiza verificações de referências.
b) Oficial de Proteção à Criança

Nossa organização tem uma/um Oficial de Proteção à Criança, para supervisionar políticas, procedimentos e violações.

13 - Envolvimento do Participantes e da Comunidade na Proteção à Criança
a) Desenvolvimento de Políticas e Procedimentos

Nossa organização garante que as crianças estejam envolvidas nas discussões sobre a segurança e na criação de políticas e procedimentos.

b) Abordagem Centrada na Criança

Nossa organização oferece treinamento regular para as participantes sobre a política e procedimentos de proteção à criança, utilizando uma linguagem acessível as participantes.

c) Envolvimento da Comunidade

Nossa organização garante que os pais/responsáveis estejam envolvidos e informados sobre as medidas tomadas para garantir a segurança das/os suas/seus filhas/os em relação ao programa.

14 - Monitoramento e Avaliação
a) Inscrição e Informações de Contato

Nossa organização registra todas as participantes do programa e garante que os dados de contato dos pais / responsáveis estejam disponíveis para as/os treinadoras/es e professoras/es.

b) Integração dos Indicadores de Proteção à Criança

Nossa organização integra o desempenho na proteção à criança com o sistema de monitoramento e avaliação.

Exemplo:

  • O número de reclamações e violações é rastreado.
  • Reclamações, violações, encaminhamentos e processos de investigação estão claramente documentados
c) Avaliação Regular da Política e dos Processos de Proteção à Criança

Nossa organização realiza avaliações após um determinado período de tempo para avaliar a eficácia das políticas e procedimentos.

Exemplo:

  • Se forem recebidas poucas ou nenhuma reclamação, a organização deve verificar de maneira minuciosa as políticas e processos de proteção à criança, para garantir que estejam trabalhando eficazmente
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