Currículo

O guia de atividades do programa Uma Vitória Leva à Outra tem a capacitação e o empoderamento de meninas como seu principal objetivo. Suas atividades podem ser trabalhadas de maneira interdisciplinar, em oficinas temáticas e na prática esportiva, potencializando o processo de desenvolvimento das meninas e contribuindo para a formação integral das participantes. Ele é baseado em um programa mundial e, ao mesmo tempo, possui a flexibilidade necessária para ser adaptado de acordo com a realidade local. As atividades apresentadas aqui servem como diretrizes ou sugestões e podem ser ajustadas da maneira que você achar mais adequada ao contexto em que irá trabalhar. No entanto, alguns padrões mínimos devem ser seguidos para que cada menina conclua o programa. Um dos pré-requisitos é de que haja, pelo menos, seis sessões dedicadas a cada uma das seguintes áreas temáticas:

  • Seja Você Mesma: liderança e autoestima;
  • Seja Saudável: saúde e direitos sexuais e reprodutivos;
  • Seja Empoderada: direitos e eliminação da violência contra a mulher;
  • Planeje seu Futuro: metas e planejamento profissional e financeiro.

Este Guia de Atividades foi cuidadosamente adaptado a partir da experiência da implementação do programa Uma Vitória Leva à Outra, pela ONU Mulheres e organizações parceiras, no Rio de Janeiro, em 2016, e tem como base alguns dos melhores materiais produzidos pelas principais organizações da área de esportes para o desenvolvimento e empoderamento de meninas adolescentes, além de livros e textos acadêmicos de referência.

Esperamos que, enquanto trabalha com este conteúdo, você também aprenda e se desenvolva. Seu trabalho vai fazer toda a diferença para as meninas e jovens de sua comunidade e contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa, com igualdade de direitos e oportunidades, em que todas as pessoas possam expressar seu pleno potencial.

arquivos para download

Quebra-Gelos

 

Do que se trata?
Atividades e jogos dinâmicos e divertidos que “quebram o gelo”. Utilize uma ou duas atividades deste módulo nos primeiros encontros com as meninas para facilitar a apresentação e favorecer o entrosamento das participantes. Você também poderá aplicá-las ao longo do programa quando sentir necessidade de relaxar ou energizar o grupo. Essas atividades podem ser utilizadas tanto nas oficinas temáticas quanto na prática esportiva.

Por que é importante?
As atividades de quebra-gelo favorecem a interação e o fortalecimento do vínculo entre as participantes. Elas são ótimas para:
•    Criar uma atmosfera positiva na turma;
•    Relaxar e desinibir as meninas;
•    Romper as barreiras sociais;
•    Estimular a participação, a autoconfiança e a confiança no grupo;
•    Desenvolver o raciocínio lógico;
•    Energizar e motivar;
•    Se divertir.

Ao término desse módulo as meninas deverão:
•    Saber os nomes umas das outras;
•    Desenvolver espírito de equipe;
•    Iniciar a construção da identidade do grupo.


Módulo 1 – Seja você mesma

 

Do que se trata?
O Módulo Seja Você Mesma apresenta atividades que abrangem diversos tópicos relacionados à comunicação, liderança, fortalecimento da autoconfiança e valorização do significado de assumir a sua própria identidade.

Por que é importante?
A adolescência é uma fase onde as meninas passam por muitas mudanças em suas vidas, tanto em aspectos físicos quanto psicológicos e emocionais. Durante esse período, elas têm desejos, necessidades e desafios que podem ser diferentes dos das crianças, das jovens ou das mulheres adultas. Portanto, é importante que elas conheçam e entendam o valor da própria identidade, definam seus papéis em sua realidade social e se sintam bem sendo quem são. Nesse sentido, reconhecer e questionar os estereótipos de gênero, e desenvolver habilidades de comunicação, autoconfiança e liderança será importante na construção de suas identidades e definição de seu projeto de vida.

Ao término desse módulo as meninas deverão:
•    Conhecer as diferentes formas de se comunicar com outras pessoas;
•    Saber identificar situações de pressão das/dos colegas;
•    Aprender a não ceder à pressão do grupo;
•    Entender os mecanismos para solucionar conflitos e saber aplicá-los em seu cotidiano;
•    Ter conhecimentos básicos de como as questões de gênero são construídas no âmbito da sociedade e em como isso se reflete nos diferentes ambientes sociais em que elas estão inseridas;
•    Identificar modelos de liderança e referência a serem seguidos;
•    Reconhecer a sua própria identidade e começar a definir metas para o futuro.


Módulo 2 – Seja saudável

 

Do que se trata?
O módulo Seja Saudável debate temas relacionados à saúde, autoimagem, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos.

Por que é importante?
Falar sobre sexo, sexualidade, menstruação, gravidez na adolescência, cuidados com o corpo e higiene ainda pode ser um tabu em nossa sociedade. Por não ter um espaço onde possam conversar abertamente sobre esses assuntos, muitas vezes, as adolescentes buscam informações através dos meios de comunicação. Isso pode fazer com que elas interpretem erroneamente a informação encontrada ou, ainda, que tenham acesso a dados errados.
A falta de conhecimento e de diálogo sobre essas questões pode ser perigosa. Atualmente, observa-se um crescimento na taxa de detecção de HIV entre jovens de 15 a 24 anos. Segundo o Ministério da Saúde*, de 2006 para 2015, essa taxa entre jovens de 15 a 19 anos mais do que triplicou e, entre os de 20 a 24, dobrou. Aprender corretamente sobre o funcionamento de seus corpos, e ter conhecimento sobre como evitar uma gravidez não planejada e se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis e do HIV é importante para que as meninas se mantenham saudáveis e consigam alcançar tudo o que quiserem na vida.

Ao término desse módulo as meninas deverão:
•    Ter um sentimento positivo sobre seu próprio corpo e sua autoimagem;
•    Conhecer as noções básicas do funcionamento do corpo e do ciclo menstrual;
•    Saber como cuidar da higiene pessoal;
•    Entender o conceito de saúde sexual e conhecer os direitos sexuais e reprodutivos;
•    Conhecer os métodos contraceptivos e de prevenção de IST e HIV.

*_ Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2016: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/janeiro/05/2016_034-Aids_publicacao.pdf 


Módulo 3 – Seja empoderada

 

Do que se trata?
As atividades deste módulo abrangem tópicos sobre direitos humanos das mulheres, incluindo o direito de viver sem violência e informações sobre como ter acesso a instituições e serviços na comunidade caso uma violência ocorra. O módulo discute ainda sobre os riscos e possibilidades da internet e das redes sociais e apresenta o esporte como uma eficiente ferramenta de empoderamento para meninas e jovens mulheres.

Por que é importante?
Direitos dão uma ideia clara de como seria o mundo com liberdade, justiça, paz, igualdade de direitos e oportunidades, estipulando padrões mínimos sobre como os indivíduos e as instituições devem tratar as pessoas. Conhecê-los permite às pessoas tomarem medidas para exigir e defender seus próprios direitos e os direitos das/os outras/os. Em muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil, as meninas não têm direitos básicos assegurados devido a vários fatores, como idade, gênero, raça, sexualidade e classe social. Porém, o ponto de partida para fazer valer esses direitos é entendê-los e saber de onde eles vêm. Além disso, as meninas são parte de um ambiente muito mais amplo – família, comunidade, país e mundo. Esta seção pode ajudá-las a conhecerem os recursos disponíveis em suas próprias comunidades, saber como acessá-los e entender que seus direitos e deveres não se restringem apenas ao local onde moram.

Ao término desse módulo as meninas deverão:
•    Entender o que são direitos e como eles podem ser garantidos;
•    Conhecer os vários tipos de violência, assim como os mecanismos existentes para preveni-los e enfrentá-los;
•    Sentir-se seguras e à vontade para discutir sobre violência sexual e doméstica;
•    Conhecer vários recursos, serviços e instituições aos quais elas podem recorrer em caso de violência;
•    Conhecer as questões ambientais que afetam a comunidade e o planeta;
•    Entender como o esporte pode ser uma ferramenta importante de empoderamento e enfrentamento à violência de gênero;
•    Conhecer algumas tecnologias da comunicação e saber como utilizá-las da melhor maneira.


Módulo 4 – Planeje seu futuro

 

Do que se trata?
Estas atividades abrangem diversos assuntos relacionados ao planejamento de vida e à autonomia econômica e financeira das mulheres, à igualdade no mundo do trabalho, ao empoderamento e às formas de se relacionar com o dinheiro para construir um futuro melhor.

Por que é importante?
As mulheres, principalmente as mulheres negras, lideram os índices de desemprego no Brasil. Os empregos vulneráveis e precários são, em sua maioria, ocupados por mulheres pobres e negras. Além disso, existe uma precarização do trabalho das mulheres, que precisam conciliar o trabalho profissional com o trabalho doméstico e de cuidado. Isso porque, em nossa sociedade, ainda é disseminado o modelo patriarcal de pensamento que atribui apenas às mulheres a obrigação de cuidar da casa e das/os filhas/os. Ainda falando em desigualdades, as mulheres recebem cerca de 30% a menos que homens da mesma idade e nível de escolaridade. Os cargos de chefia, gerência e direção, assim como as profissões mais valorizadas socialmente, são majoritariamente ocupados por homens. As mulheres que conseguem ultrapassar as barreiras sociais de gênero e ocupam essas posições ou profissões sofrem duramente com preconceitos e discriminações. Existem inúmeros obstáculos socioculturais que impedem a efetiva igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. Portanto, faz-se necessário discutir com as meninas sobre as relações de trabalho, poder e renda existentes, assim como dar subsídios para seu planejamento futuro e empoderamento econômico, a fim de garantir igualdade de oportunidades para mulheres e homens.

Ao término desse módulo as meninas deverão:
•    Começar a definir metas para seu futuro;
•    Entender a importância de continuar sua trajetória educacional;
•    Pensar em tipos de trabalho que gostariam de fazer;
•    Conhecer algumas possibilidades profissionais no esporte;
•    Saber a importância da educação financeira e do empoderamento econômico das mulheres.


Currículo Completo

 

No link a seguir você poderá ter acesso ao Guia de Atividades UVLO completo que, além dos módulos, possui um capítulo de introdução com orientações gerais sobre como utilizar o material, pequenos textos que introduzem conceitos importantes para apoiar algumas reflexões a serem feitas com as meninas, informações sobre espaços seguros e sobre as ferramentas de monitoramento e avaliação do programa.